Pilates no combate ao estresse e ansiedade
É comum ouvirmos relatos de pacientes que sofrem de estresse e ansiedade causados pela agitação das grandes cidades.
O que muita gente não sabe é que o Pilates é uma importante ferramenta para o controle desses distúrbios, e é capaz de eliminar completamente as desagradáveis sensações que eles proporcionam.
Com poucas horas de exercícios semanais é possível obter melhorias significativas, o que faz dessa prática uma excelente opção para as pessoas que sofrem desses males.
Além de, na maioria dos casos, dispensar o uso de medicamentos.
Descubra a seguir por que o Pilates é tão eficiente no trabalho contra o estresse e a ansiedade.
O Pilates é um Método de Exercícios Completo e Abrangente
Em geral, qualquer atividade física favorece a melhoria na qualidade de vida por liberar no organismo enzimas poderosas, diretamente associadas à sensação de prazer, além de melhorar o condicionamento físico e o desempenho cardiorrespiratório.
Porém, o Pilates se destaca em relação aos outros tipos de atividades por reunir exercícios que combinam respiração e alongamento dos músculos mais profundos com alguns movimentos que tendem a recrutar mais fibras musculares do que as exigidas nas atividades convencionais.
Além disso, o Pilates também pode ser considerado um tratamento alternativo ou complementar para muitos problemas de saúde, como:
• Doença de Parkinson
• Doenças Reumáticas
• Fibromialgia
• Osteoporose
• Patologias na Coluna
Ele também pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e corrigir problemas posturais, dentre muitos outros benefícios.
O Pilates aprimora as Técnicas de Respiração
Algumas pessoas pouco se preocupam com a forma que respiram, afinal de contas, respirar é um ato tão automático que na maior parte do tempo passa despercebido.
O grande diferencial do Pilates é justamente trabalhar de forma intensa na correção da respiração, com técnicas específicas, que são primordiais para promover bons resultados contra o estresse e a ansiedade.
A partir do momento que você identifica a necessidade, pode desenvolver um trabalho focado, principalmente, na técnica de respiração profunda.
Ela poderá ser usada não somente durante a atividade, mas no dia a dia — incluindo situações de estresse.
Além de melhorar a oxigenação sanguínea, a respiração realizada de forma consciente e concentrada contribui para o relaxamento dos músculos e elimina a tensão, devido à redução dos níveis de cortisol no sangue, hormônio que está ligado diretamente ao estresse.
O Pilates auxilia no controle do Estresse, das Emoções e do Corpo
A prática da respiração correta favorece o controle emocional e a concentração para execução adequada dos movimentos, permitindo o autoconhecimento.
E consequentemente, a melhora na relação entre corpo e mente do indivíduo.
Isso reduz significativamente alguns dos sintomas mais frequentes de estresse e ansiedade, como:
• Depressão
• Dores de Cabeça
• Dores Musculares
• Insônia
• Irritabilidade
• Sensação de Cansaço
• Síndrome do Pânico
Com tantos benefícios, é possível afirmar que o Pilates é uma poderosa ferramenta terapêutica para muitas doenças, assim como o estresse e a ansiedade.
Além de propiciar melhorias consideráveis ao indivíduo em qualquer fase da vida.
Fonte: Revista Pilates